Estou com alergia provocada pelo aparelho, o que devo fazer?

Embora pouco comuns, a alergia a metais (como o níquel) podem ocorrer com o uso de aparelhos metálicos. Outras vezes poderá ocorrer por reação ao contato com a luva do ortodontista. Se reações alérgicas como dermatites ou aftas em grande quantidade ocorrerem, você deve contatar o seu ortodontista e pedir instruções

Engoli o aparelho, o que eu faço?

Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele normalmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações. Entretanto, se você tiver dificuldades em respirar, você deve procurar ajuda de um médico o quanto antes.

Como usar a cera protetora?

Arcos soltos ou quebrados, ou brackets recém colados, ou ganchos, ou vários outros aparelhos podem causar irritação da gengiva. Para prevenir a irritação, use a cera. Abra a caixa de cera, pegue uma pequena porção dela e coloque diretamente na parte do aparelho que esta machucando. Aperte gentilmente com seu dedo até que a cera envolva a parte irritante. Você deve continuar escovando o dente e o aparelho mesmo que você esteja com cera na boca.

Lembre-se que a cera pode ser aplicada tantas vezes quanto necessário, além de uma importante aliada ela é comestível, portanto não se preocupe se você engolir um pouco.

Arco Extra-oral frouxo

Se o arco extra oral fica caindo durante a noite ou causa algum outro problema, chame o seu ortodontista e peça instruções.

Importante: Se os aparelhos soltos começarem a machucar a gengiva, tente colocar cera para proteger o local irritado. Contate o ortodontista para marcar uma consulta.

Mais dicas sobre aparelhos móveis

Algumas vezes os aparelhos móveis não podem mais se segurar em posição, pois as molas que as mantinham em posição perderam sua efetividade e necessitam ser ativadas novamente pelo seu ortodontista. Remova o aparelho, chame o ortodontista e peça instruções para a próxima consulta.

O que fazer em caso de Aparelho Solto?


Bandas e Aparelho Colado
Aparelhos colados aos dentes ou mesmo bandas soltas podem causar vários problemas: inflamação da gengiva e aumento do risco de cárie, eles não vão mais segurar os elásticos ou arcos, o arco pode se deslocar da banda solta e espetar a bochecha ou língua. NUNCA tente cortar o arco com algum instrumento não esterilizado.

Brackets
Na maior parte das vezes, o bracket vai continuar ligado ao arco. Se um bracket fica girando ao redor do arco e começar a irritar os tecidos ao redor, tente girá-lo de volta. E o pior é que o arco não poderá mais movimentar o dente na direção correta, correndo-se o risco até do dente voltar à posição inicial. Ligue para o seu ortodontista para instruções.

Arcos
Um arco que não esteja ligado ao bracket ou banda não mais fará força para movimentar o dente. Ele pode irritar o tecido mole da boca ou mesmo descolar um bracket. Algumas vezes, os ortodontistas podem deixar um arco não amarrado ao bracket ou dente de propósito. Não tente puxar o arco da boca. Não corte o arco com um instrumento não esterilizado.

Importante: Em todos os casos acima, procure o seu ortodontista imediatamente.